Por que usar máscaras mesmo após a segunda dose da vacina

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-usar-mascaras-mesmo-apos-a-segunda-dose-da-vacina/ De acordo com a infectologista Raquel Stucchi, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), há três principais motivos para continuar vestindo a máscara mesmo após receber a segunda dose do imunizante.


“Primeiramente, nenhuma vacina tem 100% de eficácia”, aponta. Assim, os imunizantes só serão de fato eficientes em proteger toda a população quando a maior parte dos indivíduos tiver levado a picada.


Para ilustrar melhor esse raciocínio, a analogia do goleiro tem sido bastante usada. Ora, ainda que ele seja excelente, pode tomar gols – sobretudo se as bolas não param de chegar ao gol. Para facilitar seu trabalho, a defesa do time deve ajudar – na comparação, os zagueiros representam medidas como uso de máscara e distanciamento.


Além disso, ainda não há evidências de que as vacinas têm o poder de barrar a transmissão do coronavírus. Ou seja, quem já recebeu as duas doses pode se contaminar e passar o vírus adiante – mesmo que seu próprio quadro seja leve ou assintomático. Em um cenário em que a maioria da população não está vacinada, como o do Brasil, o potencial de estrago é enorme.

12 visualizações